domingo, 29 de março de 2020

Dia do índio 2018

A atividade proposta foi pintura com guache e pincel. 
Direcionei as mãozinhas dele no cocar, depois deixei livre.



sexta-feira, 27 de março de 2020

3 anos e 04 meses

Ele pegou os bichinhos em miniatura do calendário do advento e brincou na areia divertida. 


Depois resolveu atolar o carro do Batman na areia, rsrs.


 Início das férias de dezembro de 2019.
Nas férias a gente suspende as atividades direcionadas e deixamos ele mais livre.
 Em nossa casa de descanso: piscina, pirulito e picolé.




Férias de janeiro de 2020 na praia.


 



 Mais alguns dias na nossa casa de descanso com direito a passeio na pracinha dos ferroviários. Ele ama esse trem da pracinha





 Brincando com geleca em dois dias diferentes, ele ama.
É uma ótima atividade de concentração e permite brincar sentado na mesinha para acostumar.























Final de férias na nossa casa, por isso o espaço mais apertado, mas ele amou.






Dia do circo 2019


Aqui em casa tentamos seguir as datas do calendário escolar.
No dia do circo do ano de 2019 veio essa atividade no caderninho da escola para colorir, mas resolvemos incrementar com uma colagem, porém o único material que eu tinha em casa era o feltro, então usamos o feltro mesmo. 







Dia do circo 2020

Por aqui tentamos seguir as datas comemorativas do calendário escolar.
No dia do circo, 27 de março de 2020, procurei algo na internet que tivesse formas geométricas (que é uma orientação de trabalho da escola).
Usei EVA, que é o que tínhamos em casa.
Passei cola no papel, entreguei as formas geométricas para o Benício e pedi para que ele colocasse cada forma em seu lugar.
Para minha surpresa ele fez instantaneamente, muito rápido e sem erros.
Depois peguei os quadradinhos (tipo mosaico) e fiz a proposta do chapéu.
Por último fiz a proposta do cabelo.



terça-feira, 24 de março de 2020

Natal 2019

Todos os anos fazemos o calendário do advento aqui em casa. Montamos ele em novembro, para ele estar prontinho no dia 01/12. No ano de 2019 utilizamos esse modelo feito com rolos de papel higiênico formando uma casinha. 
Coloquei uma surpresa em casa dia. Nesse período o Benício estava com 3 anos e 3 meses, mas ele não ligava para doce, bombom, bala, nada disso, só gostava de pirulito (a situação hoje com 3 anos e 7 meses e é bem diferente, rsrs, ele já gosta de bala, bombom). Enfim, na época coloquei apenas umas miniaturas de dinossauros e de outros bichinhos, apenas nos dois últimos dias é que coloquei pirulitos.



Normalmente fazemos calendário com 24 dias, mas esse ano de 2019 eu errei quando fui colar os rolinhos, aí deixei assim.
No dia 25, depois que abrimos o calendário, montamos o presépio, esse modelo peguei na internet e imprimi em um papel mais firme, aproveitei a casinha do calendário para fazer um fundo, cobri os rolinhos com uma folha A4 e montei o presépio na frente.
O Benício amou o presépio.



Nossa árvore de natal de 2019 ficou assim.


Sinais de autismo e diagnóstico

Quando o Benício completou 2 anos (agosto de 2018) começamos a perceber que ele não se interessava por outras crianças e nem tinha curiosidade em ver o que elas estariam fazendo. Além disso, o Benício ainda não falava, outro fator que também preocupava. Nesse momento começamos a desconfiar dele pudesse se enquadrar no Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir de então aumentamos a observação.

Em outubro de 2018 resolvi levar o Benício em uma fonoaudióloga, fizemos entrevista, ela conheceu o Benício, mas quando iríamos iniciar as sessões, a empresa do meu marido mudou o plano de saúde, o que fez com que ele não pudesse iniciar as sessões.

Em novembro de 2018 estávamos adaptando ao novo plano e eu comecei a pesquisar fonoaudiólogas neste novo plano. Todavia, o final do ano - novembro e dezembro - são meses muito complicados no meu trabalho e eu já estava fazendo nossa programação de férias de dezembro de 2018 e janeiro de 2019, por isso resolvi esperar.

No mês de fevereiro de 2019 estávamos preocupados com a readaptação do Benício às atividades escolares, natação e musicalização (atividades que ele já fazia desde 1 ano e 3 meses). Mas continuando com nossas observações, percebemos um movimento com as mãos (flapping), nos momento em que o Benício estava muito feliz e, embora ele fizesse contato visual, ele não sustentava esse contato visual.

Todavia, até o momento já havíamos conversado sobre o assunto TEA com o pediatra que o acompanhava no primeiro plano, que descartou o TEA e nos orientou a esperar. 

O pediatra que estava atendendo o Benício no novo plano, a princípio descartou a possibilidade de TEA, e em relação a fala nos orientou a esperar.

Em março de 2019 conversei com o pai de uma criança com TEA que fazia natação no mesmo local que o Benício, e este pai me orientou a procurar um neuropediatra.

Foi difícil conseguir vaga com a neuropediatra do plano, a consulta ficou para maio de 2019, quando levamos o Benício na neuropediatra que nos orientou a iniciar as terapias (fonoaudióloga, psicóloga e terapia ocupacional) e após três meses de terapia retornar para nova consulta. A neuropediatra não confirmou o TEA, mas também não descartou.

O Benício iniciou as terapias em junho de 2019, uma vez por semana, no final deste mês meu pai faleceu, foi um baque principalmente para o nosso pequeno, que era grudado no avô. Nesse momento surgiram mais dois sinais de alerta, o Benício começou a apresentar problemas com mudança no caminho (tínhamos que fazer sempre o mesmo caminho), gerando crises em decorrência disso, e começou a tapar os ouvidos com os dedos.

Fazer as terapias pelo plano de saúde é bastante complicado, em quatro meses de terapia o Benício mudou de psicóloga três vezes. A primeira afastou e a segunda saiu da clínica. O terapeuta ocupacional saiu de férias no terceiro mês, e a fonoaudióloga saiu de férias no quarto mês.

No quarto mês de terapia fizemos uma descoberta importantíssima: uma neuropediatra especialista em TEA, que estuda o tema há 25 anos, que atendeu o Benício na cidade de Itaipava/RJ e fechou o diagnóstico de TEA.

Essa neuropediatra nos informou a importância do tratamento ser ampliado, ou seja, mais vezes por semana, o que já tínhamos tentado junto com os terapeutas, mas sem êxito. Todavia, com o laudo com o diagnóstico de TEA e a necessidade de ampliação das terapias em mãos, fizemos um pedido administrativo no plano para que as terapias fossem ampliadas com base no laudo, tendo o pedido sido deferido e as terapias aumentadas para duas vezes na semana.

Assim, o Benício passou a fazer fonoaudióloga duas vezes por semana, psicóloga duas vezes por semana, psicomotricidade (uma vez por semana), um trabalho de integração sensorial uma vez por semana e natação duas vezes por semana.

3 anos e 03 meses

Damos muito valor ao contato (abraço, beijo, carinho), e conseguimos passar isso para ele. O Benício é uma criança muito carinhosa. Então registramos um momento de carinho com a mamãe.



Incentivamos a autonomia ao se alimentar desde que o Benício era muito pequeno. 
Por isso, desde muito pequeno ele sempre segurou a mamadeira sozinho. E quando parou de mamar, incentivamos comer sozinho, mesmo que para isso ele preferisse usar as mãos para sentir a textura do alimento antes de levá-lo à boca. 
À esquerda é o café da manhã (café com leite e torrada). À direita o almoço (alface, tomate e linguiça picadinha).



No natal compramos um enfeite de trem para colocar na árvore. Porém como ele ama trem, o enfeite ficava mais nas mãos dele do que na árvore.


Início das férias de dezembro de 2019: um fim de semana na nossa casa de descanso. 
A piscina ficou pequena, rsrs. Comendo manga e brincando.



Sempre incentivamos o contato com instrumento musical desde 3 meses de idade. Nesse período ele começou a gostar de flauta.






segunda-feira, 23 de março de 2020

3 anos e 02 meses

O Benício ganhou da vovó essa areia divertida da DM Toys, que vem com 2 saquinhos de areia com 300g cada, forminhas e algumas ferramentas, e ele se amarrou.



Estou tentando estimular a criatividade, por isso sugeri que fizéssemos um castelo, com esse joguinho de peças, fizemos juntos.


No feriado de 12 de outubro de 2019 fomos para nossa casa de descanso.









No parquinho de areia, pés descalços para descarregar as energias.


Esse é um jogo pedagógico muito interessante. É um quebra cabeça de madeira com o alfabeto ilustrado. É da Pais e Filhos. E o preço é ótimo. 


Festinha pra comemorar a semana da criança em um hotel da cidade.