Essa atividade foi inspirada em um blog que eu acompanho que chama "Tempo em casa ensinando", porém fiz algumas adaptações pra ficar de acordo com a idade e o entendimento do Benício.
Dividimos a atividade em seis dias. Em uma caixinha de madeira colocamos em cada dia um cartão e um objeto, ambos fazendo referência à leitura do dia. Fizemos um cantinho na sala para colocar os cartões e mais aquilo que fizesse referência à leitura do dia. Utilizamos a bíblia para crianças, o Livro Sagrado da Família, o mini livro da Ressurreição da editora Todolivro e um livro meu que conta a história de Jesus.
Primeiro dia: Lava pés, João 12, 1-8, desenhei um perfume no cartão e coloquei um pequeno perfume na caixa. Deixei ele abrir a caixa. Peguei o perfume e espirrei nos pés dele, explicando que Maria assim fez com Jesus. Imprimi uma figura na internet de Maria lavando os pés de Jesus, mostrei que foi igual o que eu fiz com ele e sugeri que ele colorisse. No final, colocamos o cartão e o desenho no nosso cantinho da páscoa.
Segundo dia: Entrada Triunfal. No cartão desenhei as folhas, e coloquei na caixa um burrinho com folhas verdes. Mostrei as imagens dos livros e contei a história, depois que acabou ele pegou o burrinho dele (inflável), sentou em cima e viu as ilustrações novamente. No final colocamos uma folha e o cartão no nosso cantinho da páscoa.
Terceiro dia: Última ceia. No cartão desenhei pão e um cálice. Na caixa colocamos suco de uva e um pão. Lemos a história e deixei ele explorar a ilustração dos livros. Imprimi na internet uma figura da última ceia, aproveitamos para colocar o número de 1 a 12 nos discípulos. Sugeri que ele colorisse. No final colocamos o cartão e o desenho no nosso cantinho da páscoa.
Quarto dia: Lava pés. No cartão desenhei uma toalha e uma bacia. Na caixa uma mini bacia e uma mini toalha. Como neste dia estava um pouco frio não pude pegar uma bacia, porque só tenho bacia grande, aí ia desviar o foco dele, pois ele adora água. Então peguei um baldinho coloquei água, lavei os pés dele e sequei. No final colocamos o cartão no nosso cantinho da páscoa.
Quinto dia: Morte de cruz. Pegamos um vasinho pequeno e enchemos de terra. No cartão desenhei uma cruz.Na caixa coloquei uma cruz, que fizemos com galhos de árvore e sisal. Utilizei uma cruz, que é um trabalho artesanal que temos aqui em casa de arame para ele visualizar melhor que Jesus foi pregado na cruz. Lemos a história no livro, deixei ele explorar as imagens. Depois pegamos uma pano, enrolamos a imagem de Jesus, colocamos na caixa e tampamos (como se fosse o sepulcro). No final coloquei a cruz no vasinho de terra, e coloquei o vasinho a caixa fechada e o cartão no nosso cantinho da páscoa. Fizemos esta atividade na sexta-feira santa.
Sexto dia: Ressurreição. No cartão uma coroa. Na caixa apenas o pano, sem a imagem (tirei a imagem da caixa sem ele ver e deixei o pano embolado como está na segunda imagem). Ele pegou o pano, levantou, ficou surpreso. Ele olhou para cruz no vasinho, subiu depressa no sofá para olhar mais de perto o nosso cantinho da páscoa. Aí eu perguntei: Cadê Jesus? Em seguida, mostrei as ilustrações do livro onde as pessoas também estavam procurando Jesus, que não estava no sepulcro. Aí eu expliquei que Ele não morreu, Ele ressuscitou, peguei a imagem de Jesus (que estava escondida) e mostrei para ele, mostrei também as imagens do livro e expliquei que Jesus subiu aos céus com muita glória. Aí retiramos a cruz e colocamos a imagem de Jesus e o livrinho no nosso cantinho da páscoa. No final entreguei uma barra de chocolate explicando que era para comemorar esse dia grandioso. Fizemos essa atividade no domingo de páscoa.






























































Nenhum comentário:
Postar um comentário