sábado, 30 de março de 2019

Como iniciei meus estudos e pesquisas em Montessori

Sempre me perguntam como iniciei meus estudos e pesquisas em Montessori, então resolvi compartilhar.

Quando estava grávida do Benício descobri o método Montessori (já escrevi sobre isso aqui no blog no texto "Por que escolhi Montessori?"), após essa descoberta, comecei as pesquisas sobre o método e logo me deparei com a página Lar Montessori (https://larmontessori.com/), e com os círculos de estudos, de autoria do Gabriel Salomão, que atualmente creio que seja a maior autoridade ou uma das maiores autoridades do assunto no Brasil.

Conforme orientação do próprio Gabriel comecei estudando o livro "Mente Absorvente" de Maria Montessori, consegui baixar o livro em pdf, lia os capítulos, e assistia o vídeo do capítulo já lido nos "Círculos de estudos em Montessori", feitos pelo Gabriel. Segue o link do primeiro círculos de estudos: https://www.youtube.com/watch?v=UYtOqXzcS4E; os demais vídeos vão aparecendo no YouTube automaticamente.

Após o estudo de Mente Absorvente, iniciei o círculo de estudos de outro livro de Maria Montessori "A Criança", que também baixei em pdf, e procedi da mesma forma: lia os capítulos e assistia os vídeos do Gabriel sobre aquele capítulo já lido.

Após esses estudos li também em pdf "A criança feliz" que consigo enviar por e-mail, quem se interessar pode deixar o e-mail nos comentários que eu envio, e li também vários textos da página Lar Montessori sobre diversos assuntos. Atualmente estou relendo Mente Absorvente e continuo acompanhando os textos no Lar Montessori.

Um dos assuntos que desde que eu iniciei os estudos pesquiso constantemente é como ser um adulto preparado.

Espero que esse texto contribua para quem deseja iniciar estudos e pesquisas em Montessori.
  

quinta-feira, 28 de março de 2019

Mini livros

Eu sou suspeita para falar de livros porque eu adoro. Então, quando vou escolher livros para o Benício é um sofrimento, porque quero levar a livraria inteira, rsrs.
Mas hoje resolvi compartilhar "Biblioteca de boas maneiras da Turma da Mônica" com seis mini livros, cujos títulos são: obrigada, por favor, olá, com licença, desculpa e saudações. Editora: Ciranda Cultural.


Além da importância do tema boas maneiras, os mini livros se adequam bem às mãozinhas das crianças que conseguem manuseá-los com facilidade. E trazem os personagens super fofos da Turma da Mônica. Benício ama.





Livros com abas

Esses dois livros da Editora DCL, cujos títulos são: "Eu adoro cores" e "Eu adoro formas" são muito interessantes por possuírem abas que despertam a curiosidade e auxiliam na coordenação motora, além de trazerem dois temas interessantes: cores e formas geométricas.







O Benício adora esses livros, ele mesmo abre as abas.





quarta-feira, 27 de março de 2019

Atividades aos 19 meses

Aos 19 meses. Brincando no parquinho de areia.


Cilindro Montessori com todos os blocos. O correto é colocar as peças no centro, mas como essa foi a primeira vez com todos os blocos coloquei por fora.






Livros. Ele ama!







Brinquedo de encaixe de números de 1 a 10 e formas geométricas.




Musicalização com a mamãe música e brincadeira de esconder.


Painel sensorial - busy board. 




Passeio ao ar livre e no parquinho com o papai. 


Pintura com tinta guache e bandejas para limitar o espaço.




terça-feira, 26 de março de 2019

Painel sensorial

O painel sensorial é utilizado por seguidores do método Montessori justamente por trabalhar os sentidos e é uma ótima opção para sugerir à criança nos primeiros anos de vida.

Existem várias ideias para montá-lo, no nosso primeiro painel, utilizamos um pedaço de papelão e peças que tínhamos em casa, feltro, botões, lixa de unha, fivela, velcro, um puxador de zíper.


A foto abaixo mostra qual foi a reação do Benício ao receber o painel. 


Deixamos ele explorar livremente, mas como ele estava deitado na cama do vovô e da vovó neste momento, eles ficaram segurando o painel. Depois o painel ficou semanas lá em casa à disposição do Benício para livremente explorar. Fizemos esse painel quando o Benício tinha 5 meses.


Abaixo é um painel conhecido como busy board, fizemos em chapa perfurada de madeira (eucatex cru), com materiais que estavam inutilizados em casa: trinco de portão; interruptor; teclado de computador (ele apertava e observava as letras); chave de disjuntor; um pote de achocolatado sem tampa e com o fundo cortado para ele colocar brinquedo e cair no pote transparente abaixo; um cano de pvc para ele colocar brinquedo e cair no suporte de água de bicicleta; rolo de pintura; tampa de quadro de energia; um porta chaves com chaveiros pendurados; espelho; várias mini ferramentas; um telefone antigo; e um pedaço de cano com torneira.




Prendemos os objetos com lacre e parafusamos na parede da área externa que é coberta para livre exploração. Rendeu muitos dias e momentos de concentração. 

Fizemos esse painel quando o Benício tinha 18 meses. A intenção de colocar os objetos na parte mais alta do painel foi estimular que ele ficasse em pé, para trabalhar o equilíbrio, pois ele começou a andar sem necessitar segurar em nada aos 16 meses.


Na criação do painel sugiro observar se a criança já está andando, se fica de pé, se consegue ficar alguns minutos de pé. Caso negativo, os objetos devem ser colocados na parte mais baixa, e até cortado na forma retangular, a fim de possibilitar que a criança ou bebê possa explorar sentada. É importante respeitar o que a criança conseguiu adquirir de desenvolvimento até o momento sem forçar nada.


Existem várias lojas que vendem esse tipo de painel pronto, super fofos e criativos.

Atividades aos 18 meses

Aos 18 meses com o cilindro Montessori, que são 4 blocos com profundidade e diâmetro diferentes, iniciamos com apenas um bloco.





Aos 18 meses fizemos o nosso primeiro busy board. Utilizamos chapa perfurada de madeira (eucatex cru) e os materiais que colocamos era o que tínhamos em casa.




Aos 18 meses no Haras Mirim. Local excelente. Tem os bichinhos, e uma parquinho muito legal com atividade de pintura, massinha, recreação.




No Parque da Lajinha aos 18 meses. Contato com a natureza. Ele ama. De olho nos pequenos detalhes, e para abrilhantar nosso passeio apareceu uma tartaruga, que ele ama, e ainda teve pipoca colorida.









Aos 18 meses preparando o nosso jardim da ressurreição. As fotos de como ficou o jardim já foram postadas na aba "Páscoa".