quarta-feira, 6 de março de 2019

Tv, tablet, celular computador, desenhos infantis e Montessori

Segundo o método Montessori não é aconselhável o uso de TV, tablet, celular, computador, enfim, telas, principalmente dos 0 aos 6 anos, o motivo é a super estimulação da criança de um modo um pouco excessivo, ao invés de um ambiente preparado, ou seja, próprio para que ela se desenvolva no seu tempo. Ademais, em Montessori devemos dar preferência ao mundo real, portanto, as telas não ajudariam muito.

É óbvio que mesmo tentando aplicar Montessori, tive que me valer das telas algumas vezes. Para tanto estabeleci algumas regras: 1) eu não fico no celular na frente do meu filho e tento não ver TV na frente dele, apenas em estrita necessidade, isso porque temos que dar o exemplo; 2) não deixo meu filho assistir TV aberta (exceto o canal Zoo Moo em caso de necessidade e por tempo limitado); não o deixo jogar jogos eletrônicos (vai chegar o momento que não vou conseguir bloquear isso, mas por enquanto ele só tem 2 anos e 6 meses). 

Então o que ele vê? Desenhos que eu seleciono na internet, salvo no pen drive, ou cartão de memória e só uso em casos de necessidade.

Desenhos e vídeos infantis que eu analisei e deixo o Benício ver:
1. Sid, o Cientista
2. Mini Einsteins
3. Baby Einstein
4. Os Pequerruchos Almanaque
4. Bob o trem (mas apenas alguns episódios, alfabeto, números, cores, formas geométricas, os outros não valem a a pena)
5. Toquinho para crianças
6. Chico e Vinicius para crianças
7. Palavra Cantada (com a animação infantil)
8. Um herói do coração (trabalha valores humanos)
9. O show da Luna
10. Mundo Bita

De todos estes, o único que mais se aproxima do mundo real é Sid, o Cientista.
As músicas de Palavra Cantada e Mundo Bita são excelentes. Toquinho, Chico e Vinicius não precisa nem falar.


Conforme já dito, a ideia deste método é evitar o contato das crianças com as telas, porém, em caso de necessidade, que seja o mínimo de tempo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário