quinta-feira, 7 de março de 2019

Por que eu escolhi Montessori?

Quando eu estava grávida, comecei a pesquisar sobre pedagogia infantil, métodos pedagógicos em geral, no intuito de encontrar algo que me auxiliasse na criação do Benício, haja vista que eu era mãe de primeira viagem.

Dentre as pesquisadas me encantei com o método Montessori. Era o que eu buscava. Algo que trabalhasse primeiro a forma como eu deveria enxergar a criança de forma a compreendê-la, para depois poder auxiliar no seu desenvolvimento.

Eu digo que o método Montessori trabalha muito mais o adulto do que propriamente a criança. Não sei se estou certa nesta percepção. Percebo que Montessori fez o trabalho junto às crianças, ela brilhantemente nos demonstrou os períodos sensíveis, a necessidade de desenvolvimento como algo natural na criança, dentre outros, cabendo a nós, adultos, manter o ambiente preparado, não interromper a criança, manter o auto controle e a capacidade de observação ativa para que possamos ser um adulto preparado e, assim, auxiliar nossos filhos.  
 





Se conseguirmos fazer isso, ser um adulto preparado (e não é fácil, já que para isso temos que nos policiar constantemente e dedicar tempo), certamente contribuiremos para o desenvolvimento e para felicidade de nossos filhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário